Tv Nordeste

 



 
Nome
 
Tel.:
 
E-mail
 
Cidade
 
Estado
   

Tv Nordeste

Monumentos Históricos de Acajutiba

 

Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias

 

......A Igreja Matriz começou a ser construída na década de 1930 e terminou com a sua forma atual em 1958, com a liderança do frei Afonso de Aporá. Segundo contam alguns moradores mais antigos da localidade. O aspecto que hoje dá forma ao prédio foram construídos no início dos anos 1990 sob a liderança do padre Jorge Duschl.

O lado positivo dessa história cultural é que, apesar do passar dos anos, essa tradição mantêm-se viva; a cidade conserva essa comemoração até os dias de hoje. Fora a festa religiosa, se tem destaque o desfile dos blocos locais embalados pelos trios elétricos na Festa da Padroeira da cidade.

 

Também merece destaque:

 

Festa de Reis em 6 de Janeiro,

 

Festa de São João com as quadrilgas e comidas tipicas.

 

Desfile cívico do 7 Setembro.

 

Emancipação da cidade em 28 de Novembro.

 

Jogos esportivos de futebol e gincanas escolares também enriquecem o calendário municipal.

 

Os domingos de verão também são animados pelos falados "passeios ao Rio Itapicuru".

 

 


Estação Ferroviária

Uso atual: infocentro da cidade
Data de construção do prédio atual: anos 1940

 

 

HISTORICO DA LINHA: Inicialmente chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887 até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1956, às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente nos anos 1970, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo a interligação ferroviária direta com o Nordeste.

 

A ESTAÇÃO: A estação de Cajueiro teria sido inaugurada no ano de 1907, quando o então "ramal do Timbó" estava no início de suas obras para atingir o Estado de Sergipe. Em 1914, Cajueiro era um povoado com não mais de 20 casas. O nome atual, Acajutiba, foi dado em 1944, em substituição ao antigo nome. O prédio da estação atual foi construído quase que certamente nos anos 1940, pois mantém o mesmo estilo da maioria das estações da VFFLB construídos nessa época por toda as suas linhas. A estação está de pé, muito bem conservada, pelo menos externamente, em 2008, funcionando como "infocentro" e como escritório da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola). (Fontes: Hélio Machado Baptista, 2008; www.pfldabahia.org.br; José Matias Ribeiro Costa, 2006; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XX, de 1960)

News Letter

CADASTRE SEU E-MAIL
E RECEBA CORRESPONDÊNCIA COM PROMOÇÕES

 

Horóscopo do Dia

 

publicidade

 

tempo
enquete
Você gostou da cidade?
Sim.
Não.

 

 

puiblicidade

 

 

 

 

 

 

buscar


contato@tvdonordeste.com.br
Salvador - Bahia - Brasil

© 2016* All rights reserved - Tv Nordeste